As comemorações do Dia das Crianças no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, localizado na Rua Gandu, bairro Cidade Nova, zona Norte, foi um sucesso. Durante toda esta quinta-feira (11/10), de 8h às 19h, várias atividades recreativas e esportivas foram realizadas em comemoração ao dia dos pequenos. Já a Vila Olímpica de Manaus, situada na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, recebeu vários festivais de atividades esportivas para a criançada.
Com atividades como torneios de futsal, natação, brincadeiras de roda como “escravos de jó”, “adoleta”, caça ao tesouro, boliche de garrafa pet, ping-pong de balão, e muitas outras, a unidade da Cidade Nova estima receber mais de mil crianças nesta quinta-feira (11/10). Para finalizar o dia de atividades, o professor David Macedo fará, às 19h, um aulão de ritmos para as crianças e os pais presentes, em alusão ao Dia da Criança e, também, conscientizando sobre o Outubro Rosa. De acordo com o coordenador da Sejel no Centro, Wanderley Correia, crianças que fazem parte das escolinhas de iniciação esportiva e de comunidades adjacentes estão participando.
“Nós recebemos pela manhã cerca de 400 crianças, mas à tarde, devemos completar com mais de 600 que já participam das nossas atividades e que convidam, por exemplo, os amigos ou vizinhos para conhecerem e brincar aqui, afinal, as brincadeiras são abertas a todos. Sabendo da importância do Outubro Rosa e da participação dos pais, que é essencial na criação e educação de seus filhos, fizemos essa junção do Dia das Crianças, com um aulão de ritmos que irá reunir pais, filhos e interessados, em prol desta causa grandiosa”, destacou o coordenador.
Acompanhado da avó, a aposentada Verenice Ferreira, o estudante Bryan Henrique, de nove anos, que é aluno de natação da unidade, aprovou o dia de atividades e curtiu com os amigos. “Eu venho, normalmente, para as aulas de natação. Mas hoje já brinquei no castelo do Bob Esponja e ainda vou brincar no pula-pula. Meus dois amigos estão aqui, vamos nos divertir bastante. Vou aproveitar esse momento aqui com eles, pois à tarde tenho aula. Mas gostei muito dessa manhã com várias coisas para gente fazer e brincar”, afirmou.
Festival Infantil – Desde ontem, quarta-feira (10/10), vários festivais de modalidades esportivas estão sendo praticados pelo alunos das Escolinhas Esportivas da Sejel. Basquete, ginástica rítmica e artística, voleibol, tênis de mesa e handebol são alguns dos esportes que tiveram atividades ao longo do dia e, mais do que isso, as crianças puderam conhecer outras modalidades, praticando e conhecendo um pouco mais de cada esporte específico. Para o coordenador do festival de tênis de mesa, Willames Paixão, a ação, além de promover o entrosamento de alunos, proporciona o conhecimento e revelação de novos adeptos.
“O festival é sucesso na certa, afinal, trabalha com crianças e elas tem muita energia, praticam várias atividades e não se cansam. Aqui na nossa quadra, recebemos uns 100 alunos e vários de outras modalidades. Eles conhecem o tênis de mesa, nós informamos que este material que temos é profissional e foi usado nas Olímpiadas e eles adoram, cuidam e passam a gostar e praticar. O bom é que as crianças fazem amizades, se entrosam e isso é muito importante para o convívio social”, destacou Willames.
Esporte para todos – Na quadra de vôlei, o festival recebeu aproximadamente 40 alunos que fazem parte da Escolinha e da Escola Estadual Francisca Botinnelly. De acordo com o coordenador, Harlei Barroncas, as crianças brincaram bastante e já aprenderam umas noções básicas do esporte. “Foi uma manhã muito interessante. Nós fizemos o convite para a nossa escola vizinha fazer parte do festival e eles participaram bastante, brincaram, aprenderam sobre a modalidade. Muitos alunos de lá já participam de nossas escolinhas, mas o diferencial foi a participação de alunos de outras modalidades, que gostaram e já querem se inscrever para participar do voleibol. Isso é muito bom, pois o nosso objetivo é levar o esporte a todos”, finalizou.
Mães e Filhos – No Centro de Convivência 31 de março, localizado no bairro Japiim, zona Sul, a manhã de quarta-feira (10/10) foi bastante animada, com um aulão de Dia das Crianças cujo lema era “Solte a criança que existe dentro de você”. Comandada pela professora Luana Priscila, as participantes foram caracterizadas de personagens infantis e puderam levar seus filhos para brincarem juntos. Em seguida, os pequenos puderam brincar e se divertir em um momento só deles.
Fotos: Mauro Neto