Com aproximadamente 60 atletas de todas as idades foi dada a largada para a penúltima etapa do Campeonato Amazonense Individual de Tênis de Mesa, que ocorreu neste final de semana na Vila Olímpica de Manaus, zona centro-oeste da cidade. A competição é organizada pela Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA) e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Ao todo, cinco clubes participaram do torneio.
De acordo com o diretor técnico da FTMA, Carlos Souza, apesar da mudança de horário para as partidas do primeiro dia de competições, a resposta de inscrições foi bastante positiva e o esporte está crescendo no Amazonas.
“Geralmente as competições são realizadas pela manhã e tivemos de fazer um ajuste no horário, mas ainda assim a resposta foi boa e inscrevemos até mais atletas do que de costume. É possível ver uma crescente na prática do tênis de mesa no estado e isso se confirma, por exemplo, com a criação de mais dois clubes e, consequentemente, ao número de atletas federados no Amazonas e isso é muito bom para a modalidade e para os que a praticam”, afirmou.
O secretário executivo da Sejel, Raiderson Araújo, falou da importância da modalidade para o estado. “Ficamos muito felizes em poder contribuir de alguma forma para o desenvolvimento do tênis de mesa no Amazonas. Sabemos que esse esporte é um dos mais tradicionais do estado e buscaremos sempre incentivar a prática da modalidade em meio à juventude, ou até mesmo como uma fonte de lazer para a sociedade. Tenho certeza que o nível só tende a crescer e faremos o que estiver ao nosso alcance para que isso aconteça”, destacou.
Programação – No sábado (19/05), foram realizadas as categorias Pré-mirim (até 11 anos), Infantil (14 e 15 anos) e Iniciantes A (9 a 14 anos), das 13h às 15h, seguidas das categorias Mirim (12 e 13 anos) e Juvenil (16 a 18 anos), das 15h às 17h. Já no domingo (20/05), a competição teve início às 8h, com as categorias Sênior (30 a 39 anos), Juventude (19 a 21 anos) e Iniciantes Livre (acima de 15 anos), com término às 10h. Em seguida, foi vez dos Absolutos masculino e feminino (sem limite de idade), juntamente com a categoria Veterano (a partir de 40 anos), das 10h às 12h.
Craques – Felipe Ikeda, da Associação Esportiva Manaus (AEM), começou sua trajetória no tênis de mesa aos nove anos de idade, incentivado por seu tio. Atualmente com 14, o atleta já ganhou pelo menos 20 etapas em sua categoria ao longo dos seus cinco anos de prática da modalidade. Competindo no Infantil e Juvenil, ele se prepara para disputar a Copa Nacional de Tênis de Mesa, no período de 25 a 27 de maio, em Recife. “Estou muito animado em participar desta competição e estou treinando bastante. Jogarei as categorias Infantil e Juvenil, que é contra qualquer atleta que tenha a mesma pontuação que eu no ranking nacional. Vou dar o máximo de mim e espero trazer medalhas para o Amazonas”, disse.
A atleta Raquel Monteiro, de 19 anos, que também irá participar da competição nacional nas categorias Absoluto e Juvenil, compete desde os 16 anos e já tem grandes conquistas. “Já joguei em Toledo (PR), no 51º Brasileiro de Tênis de Mesa e fui campeã por equipes e Individual. Também competi no Open Internacional Juan XXIII, em que fui campeã universitária e obtive o terceiro lugar na categoria Juventude. Estou treinando muito e espero alcançar meus objetivos, para dar orgulho ao meu clube, meu técnico e meu estado, com um lugar no pódio”, afirmou
Interior – O técnico da Associação Manacapuruense de Tênis de Mesa (AMTM), Márcio Delman, falou sobre o clube, que tem pouco mais de um ano competindo, mas que tem ocupado constantemente um lugar no pódio. “Trazemos sempre entre 15 e 18 atletas para competir, do Pré-mirim ao Juvenil. Treinamos três vezes por semana em um espaço cedido pelo Clube de Soldados do município e sabemos que Manaus tem tradição no tênis de mesa, então buscamos treinar cada vez mais para permanecermos sempre entre os melhores do Estado e, graças a Deus, temos tido um ótimo resultado com nossos alunos”, destacou.
FOTOS MAURO NETO