• Home
  • Cerca de 60 atletas de todas as idades participaram da penúltima etapa do Campeonato Amazonense Individual de Tênis de Mesa

Cerca de 60 atletas de todas as idades participaram da penúltima etapa do Campeonato Amazonense Individual de Tênis de Mesa

Com aproximadamente 60 atletas de todas as idades foi dada a largada para a penúltima etapa do Campeonato Amazonense Individual de Tênis de Mesa, que ocorreu neste final de semana na Vila Olímpica de Manaus, zona centro-oeste da cidade. A competição é organizada pela Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA) e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Ao todo, cinco clubes participaram do torneio.

De acordo com o diretor técnico da FTMA, Carlos Souza, apesar da mudança de horário para as partidas do primeiro dia de competições, a resposta de inscrições foi bastante positiva e o esporte está crescendo no Amazonas.

“Geralmente as competições são realizadas pela manhã e tivemos de fazer um ajuste no horário, mas ainda assim a resposta foi boa e inscrevemos até mais atletas do que de costume. É possível ver uma crescente na prática do tênis de mesa no estado e isso se confirma, por exemplo, com a criação de mais dois clubes e, consequentemente, ao número de atletas federados no Amazonas e isso é muito bom para a modalidade e para os que a praticam”, afirmou.

O secretário executivo da Sejel, Raiderson Araújo, falou da importância da modalidade para o estado. “Ficamos muito felizes em poder contribuir de alguma forma para o desenvolvimento do tênis de mesa no Amazonas. Sabemos que esse esporte é um dos mais tradicionais do estado e buscaremos sempre incentivar a prática da modalidade em meio à juventude, ou até mesmo como uma fonte de lazer para a sociedade. Tenho certeza que o nível só tende a crescer e faremos o que estiver ao nosso alcance para que isso aconteça”, destacou.

Programação – No sábado (19/05), foram realizadas as categorias Pré-mirim (até 11 anos), Infantil (14 e 15 anos) e Iniciantes A (9 a 14 anos), das 13h às 15h, seguidas das categorias Mirim (12 e 13 anos) e Juvenil (16 a 18 anos), das 15h às 17h. Já no domingo (20/05), a competição teve início às 8h, com as categorias Sênior (30 a 39 anos), Juventude (19 a 21 anos) e Iniciantes Livre (acima de 15 anos), com término às 10h. Em seguida, foi vez dos Absolutos masculino e feminino (sem limite de idade), juntamente com a categoria Veterano (a partir de 40 anos), das 10h às 12h.

Craques –  Felipe Ikeda, da Associação Esportiva Manaus (AEM), começou sua trajetória no tênis de mesa aos nove anos de idade, incentivado por seu tio. Atualmente com 14, o atleta já ganhou pelo menos 20 etapas em sua categoria ao longo dos seus cinco anos de prática da modalidade. Competindo no Infantil e Juvenil, ele se prepara para disputar a Copa Nacional de Tênis de Mesa, no período de 25 a 27 de maio, em Recife. “Estou muito animado em participar desta competição e estou treinando bastante. Jogarei as categorias Infantil e Juvenil, que é contra qualquer atleta que tenha a mesma pontuação que eu no ranking nacional. Vou dar o máximo de mim e espero trazer medalhas para o Amazonas”, disse.

A atleta Raquel Monteiro, de 19 anos, que também irá participar da competição nacional nas categorias Absoluto e Juvenil, compete desde os 16 anos e já tem grandes conquistas. “Já joguei em Toledo (PR), no 51º Brasileiro de Tênis de Mesa e fui campeã por equipes e Individual. Também competi no Open Internacional Juan XXIII, em que fui campeã universitária e obtive o terceiro lugar na categoria Juventude. Estou treinando muito e espero alcançar meus objetivos, para dar orgulho ao meu clube, meu técnico e meu estado, com um lugar no pódio”, afirmou

Interior – O técnico da Associação Manacapuruense de Tênis de Mesa (AMTM), Márcio Delman, falou sobre o clube, que tem pouco mais de um ano competindo, mas que tem ocupado constantemente um lugar no pódio. “Trazemos sempre entre 15 e 18 atletas para competir, do Pré-mirim ao Juvenil. Treinamos três vezes por semana em um espaço cedido pelo Clube de Soldados do município e sabemos que Manaus tem tradição no tênis de mesa, então buscamos treinar cada vez mais para permanecermos sempre entre os melhores do Estado e, graças a Deus, temos tido um ótimo resultado com nossos alunos”, destacou.

FOTOS MAURO NETO

Deixe um comentário

Busca no Site

Top 10 Notícias

Newsletter

[wysija_form id="1"]