Conquistar o pentacampeonato brasileiro e assegurar uma vaga como titular na seleção de luta olímpica. Esse é objetivo da amazonense Brenda Ariane Palheta, de 21 anos. O Campeonato CAIXA Brasileiro de Wrestling – Sênior 2016 – acontece neste fim de semana, 8 e 9 de outubro, no ginásio da Vila Olímpica de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro.
Um dos principais nomes do wrestling amazonense no estilo livre feminino, Brenda Ariane fez história na competição nacional em duas categorias. Começou na Cadete em 2012, faturando a medalha de ouro. Na Júnior, a manauara foi tricampeã consecutiva nas temporadas 2013, 2014 e 2015. Agora está na elite da modalidade.
“Em relação aos outros anos, esse Brasileiro vai ser bem mais difícil porque marca minha estreia na categoria Sênior, e também estou mudando de peso (desceu de 63 kg para 58 kg). Mas tenho treinado duro para alcançar meu objetivo”, avisa a pupila do técnico cubano Dagoberto Arbolaez, da Vila Olímpica de Manaus.
No Rio de Janeiro, Brenda Ariane (Bolsa-Atleta Municipal e Federal) terá adversárias de peso. A principal oponente deverá ser a experiente Joice Silva, carioca que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
“Minha meta é conquistar o Brasileiro Sênior pela primeira vez, independentemente das adversárias que podem cair no cruzamento. A campeão ganha vaga de titular na seleção brasileira e inicia o novo ciclo olímpico, se credenciando para as principais competições internacionais. Meu foco é a Olimpíada de Tóquio em 2020”, conclui Brenda, que embarca para a Cidade Maravilhosa na tarde da próxima quinta-feira, 6 de outubro.
Foto e Texto: Emanuel Siqueira