• Home
  • Aqua Paralímpico Manaus 2019 reúne aproximadamente 200 alunos atletas

Aqua Paralímpico Manaus 2019 reúne aproximadamente 200 alunos atletas

O Aqua Paralímpico Manaus 2019, de responsabilidade do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), foi realizado nesta sexta-feira, 06, nas dependências da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, zona centro-sul de Manaus, com a participação de aproximadamente 200 alunos/atletas e apoio irrestrito da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gerencia de Educação Especial e Coordenadoria de Desporto Educacional, Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

A atleta paraense da Seleção Brasileira de natação paralímpica, Lucilene da Silva Souza, medalhista nos Jogos Paralímpicos de Londres e Parapan-Americanos de Lima, madrinha do Aqua Manaus 2019, revelou que se emocionou ao ver o público-alvo da atividade em Manaus. “Estava muito feliz de vir a Manaus e fiquei mais feliz ainda em ver com quem e para quem o Aqua Manaus 2019 foi feito. É um orgulho fazer parte desse momento”, declarou.

O Aqua Paralímpico tem a finalidade de promover a inclusão universal de jovens com algum tipo de deficiência (Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, Trissomia do Cromossomo 21, Deficiência Intelectual-DI, Paralisia Cerebral-PC, Baixa Visão – BV, Cegueira, Surdez, Múltipla Deficiência entre outras) que fazem parte do sistema educacional por meio da prática esportiva. O Coordenador do evento em Manaus, Professor Doutorando Porthos da Costa Castelo Branco, Mestre em educação inclusiva, enfatiza a importância do trabalho de inclusão e a utilização do esporte, como a principal ferramenta. “É a mais poderosa ferramenta para educar, integrar, desenvolver e oportunizar uma vida melhor para os alunos e suas respectivas famílias”, disse.

Além das atividades fins, que são as esportivas, todas as intermediárias também contribuem significativamente para com a construção da cidadania, de uma cultura de paz, solidariedade, fraternidade, compreensão mútua e ações positivas. Pais e professores, além dos coordenadores pedagógicos e demais profissionais que atuam para a educação inclusiva fazem parte de um complexo sistema, que tem fortalecido o Brasil na questão inclusiva de milhões de jovens e adultos, deficientes de alguma maneira. “É com grande orgulho que Manaus recebe este evento do Comitê Paralímpico Brasileiro. Precisamos de mais e mais eventos, o ano inteiro, para nosso público específico. Manaus não medirá esforços para estar sempre, de maneira positiva, nessa pauta e nessas realizações”, enfatizou Dayla Menezes, Gerente de Educação Especial da Cidade de Manaus.

O Aqua Manaus 2019 abre a expectativa entre os profissionais da área, para a realização de outras atividades em mais modalidades, colocando a capital amazonense no mapa de eventos do CPB. “O que os nossos alunos atletas queriam aqui hoje, era estar na água, mas antes disso passaram pela sessão solene, pelo juramento do atleta, pelo hino nacional e pela reverência à Bandeira brasileira. Tudo isso faz parte de uma construção do cidadão, que todas as pessoas têm direito. Estamos aqui ensinando e garantindo isso. Ações como essa são muito importantes para o futuro delas e de nossa sociedade como um todo”, finalizou Porthos.

 

Texto : Nailson Castro

Fotos : Mauro Neto

Deixe uma resposta

Busca no Site

Top 10 Notícias

Newsletter

[wysija_form id="1"]