• Home
  • Abertura da 2ª Copa Indígena do Alto Solimões é realizada em Benjamin Constant

Abertura da 2ª Copa Indígena do Alto Solimões é realizada em Benjamin Constant

Mais de mil pessoas participaram da abertura da 2ª Copa Indígena do Alto Solimões, em Benjamin Constant, município distante 1.100 quilômetros de Manaus. O evento, que conta com o apoio do Governo do Amazonas, ocorreu no ginásio poliesportivo João Corrêa de Oliveira, localizado na comunidade Filadélfia, área indígena da cidade, e foi inteiramente traduzido para a língua materna dos Tikunas.

Participaram da cerimônia o secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Manoel Almeida, o diretor de política intersetorial do Ministério do Esporte, Rafael Azevedo, a gerente de Política de Esporte para a população indígena do Ministério do Esporte, Débora Nascimento, o prefeito de Benjamin Constant, David Nunes, o vice- prefeito de Tabatinga, Plínio Cruz, lideranças indígenas, parlamentares da região, representantes das forças armadas e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

De acordo com o secretário da Sejel, Manoel Almeida, a abertura dos jogos foi ainda melhor por conta da vitória da Seleção Brasileira de Futebol, que venceu o México por 2×0, na tarde de ontem (2/07), em jogo válido pelas oitavas de final do Mundial da Rússia.

“A abertura dos jogos foi um sucesso, uma oportunidade para incentivarmos ainda mais o esporte no interior do nosso Estado, levando interação e inclusão a todos os povos. Além disso, circulamos bastante pela cidade nas torcidas organizadas pela seleção e participamos da passeata com os munícipes em comemoração à vitória do Brasil, que agora passou para as quartas de final”, comemorou o titular da pasta.

Uma apresentação de dança tradicional das tribos foi realizada para o público presente, em sua maioria, formado por Tikunas e Kokamas, que se misturavam com as delegações de Atalaia do Norte, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e da sede de Benjamin Constant.

A Copa – Na última edição da Copa Indígena, atletas das etnias Tikuna, Caixana, Cambeba, Witoto, Kokama e Canamari da região foram destaques nos jogos. Entre as modalidades não tradicionais, ocorreram competições de futebol de campo, salão e voleibol, além de mais de 19 modalidades tradicionais como a canoagem, corrida na selva, zarabatana, arco e flecha.

FOTOS: SEJEL

One Comment

  1. Herbert Bento disse:

    Adorei seu site. Conteudo de muita qualidade. Obrigado por compartilhar

Deixe um comentário

Busca no Site

Top 10 Notícias

Newsletter

[wysija_form id="1"]