Fotos: Christian Carvalho (Los Santos Fotografias)
Texto: Lorena Furtado
Na noite da última quinta-feira, dia 22, o maior palco esportivo do Estado do Amazonas foi o cenário para a disputa entre os times North Lions e Manaus Broncos pela final do Campeonato Amazonense de Futebol Americano, o Manaus Bowl. O jogo teve início às 20h e ocorreu na Arena da Amazônia, localizada na Avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona Centro-Sul da capital.
Durante os dois primeiros quartos da partida, a equipe do Broncos conseguiu marcar um touchdown (pontuação conseguida com o jogador entrando na linha de gol sem ser obstruído) e errou o chute do extra point (oportunidade de ponto extra – um ponto – por meio de um chute, quando se faz um touchdown), totalizando seis pontos. Já o time do North Lions também efetuou a mesma pontuação, porém acertou o extra point, marcando sete pontos.
O terceiro quarto da partida foi um dos mais acirrados: os Broncos marcaram dois pontos ao derrubar um dos jogadores do ataque que estava em posse da bola na área defensiva de sua End Zone (local para marcação de pontuações entre a end line e a goal line – linha de gol), caracterizando a pontuação safety, além de ter completado ainda um novo touchdown. Por sua vez, os Lions finalizaram um field goal (ocasião em que a bola é chutada e passa entre os postes localizados na goal line), marcando três pontos.
Ao fim do terceiro quarto, o placar estava 14 pontos para o Manaus Broncos e 10 pontos para o North Lions. No último quarto da partida, o time do Lions conseguiu efetuar mais um touchdown, juntamente com um extra point, o que lhe rendeu mais sete pontos. Terminado o tempo regulamentar, o resultado do jogo foi 17 pontos para o Lions contra 14 pontos para o Broncos. Com esse placar, o título de campeão amazonense de futebol americano, o Manaus Bowl, foi para a equipe do North Lions.
História
O time North Lions foi fundado em 20 de dezembro de 2013 por um grupo de amigos, dentre eles o atleta Binho Menezes, que foi o precursor do futebol americano em Manaus, no ano de 2006, ocasião em que criou a equipe do Manaus Cavaliers.
Atualmente, o atleta é um dos responsáveis pelo North Lions, além de ser o head coach (treinador principal do time) e ainda atuar como quarterback na equipe, que é o capitão do ataque durante o jogo.
Manaus Bowl
Binho Menezes explica que a conquista do campeonato foi um sonho realizado. “É maravilhoso ver que nosso esporte cresce cada vez mais no Estado e desperta interesse no público em geral. E conquistar esse título inédito para o North Lions em meio a 8.515 pessoas, ou seja, o quarto maior público de futebol americano no Brasil, não tem preço”, ressaltou.
Dentre os jogadores da equipe campeã está o atleta Filho Manaus, de 23 anos, que atua na posição de safety, ou seja, na linha defensiva, cuja responsabilidade envolve a cobertura de passes em profundidade e fazer tackles (impedir que o adversário avance em campo ou faça pontos, derrubando o oponente). Com 10 interceptações em oito jogos, sendo três para touchdown, o jogador compõe o time desde a sua existência.
“Acredito que esse título veio no momento certo. A preparação para essa final foi intensa, com treinos diários, estudo do adversário e planejamento de jogadas. Confesso que a ansiedade tomou conta de mim e foi muito difícil dormir nos dois últimos dias que antecederam essa partida, mas depois que o jogo começou, a adrenalina se espalhou por toda a equipe e nos concentramos totalmente para conseguir um único objetivo: a vitória! ”, explicou Filho.
Diante do apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), em conceder a Arena da Amazônia como palco para o duelo entre as equipes de futebol americano, Binho Menezes afirma que ficou muito satisfeito com a iniciativa.
“Quero aproveitar para parabenizar o secretário da Sejel, Fabrício Lima, que teve uma sensibilidade enorme e nos presenteou com o local do evento para sediar a final do Super Bowl, além da divulgação em massa que foi feita em todos os canais de comunicação da capital. Além disso deixo meu respeito pelo time do Manaus Broncos: essa foi uma partida bastante difícil e eu tenho certeza que todos os espectadores puderam contemplar a qualidade e a grandiosidade que é o futebol americano no Estado do Amazonas”, finalizou.