• Home
  • Sejel promove Janeiro Branco com atividades voltadas para a conscientização da campanha

Sejel promove Janeiro Branco com atividades voltadas para a conscientização da campanha

Texto: Lorena Furtado

Foto: Editoria de Arte / SEJEL

 

O Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) realizará na tarde do próximo sábado, dia 13, às 17h, uma roda de conversa sobre meditação e saúde mental, visando a propagação da campanha Janeiro Branco. O evento será realizado na pista de atletismo da Vila Olímpica, localizado no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.

A iniciativa da realização da campanha surgiu pela necessidade de divulgação de seu conteúdo que, apesar de recente, já encontrou adeptos por todo o país. De acordo com o psicólogo Fábio Marcovski, que estará presente e organizará a prática de meditação no local, a saúde mental é algo simples e pode ser estimulada de todas as formas.

“A intenção é fazer um trabalho de levantamento de consciência sobre a saúde mental. É preciso que as pessoas saibam que podem estar conectadas com os momento presente, sem se deixar levar por frustrações e problemas do passado ou que poderiam ter no futuro. Dessa forma, poderemos promover os efeitos positivos da meditação na concentração, foco e regulação da emoção”, explicou Marcovski, que atuou como coordenador da área de meditação no Hospital de Harvard, em Boston (EUA).

A psicóloga Juliana Farias, que também irá participar da ação promovida pela Sejel, informou como será a programação para o evento. “Haverá uma roda de conversa com os participantes sobre a importância de estarem bem consigo mesmos, com suas vidas, com os relacionamentos que mantém em seu cotidiano e de que maneira pequenos cuidados incidirão positivamente em suas mentes e, consequentemente em suas vidas. Em seguida faremos um trabalho de meditação, que ajudará nesse processo, e qualquer pessoa será muito bem-vinda”, ressaltou.

A secretária da Sejel, Janaina Chagas, que também estará participando da iniciativa, destacou a importância da participação de crianças, jovens, adultos e, principalmente, dos idosos, uma vez que a saúde mental é importantíssima para o equilíbrio do corporal e cognitivo.

“Se nossa mente não for trabalhada com bons pensamentos, não haverá plenitude em nossas ações e ficaremos reféns de coisas negativas. Entretanto, à medida que estimulamos a aceitação de coisas boas, tudo passa a fluir de modo natural, consecutindo em uma vida com mais qualidade, saúde, felicidade e plenitude. E é justamente dentro desses sentimentos que conseguiremos a determinação e o foco para alcançar os nossos sonhos. ”

 

CURIOSIDADES

A Campanha Janeiro Branco surgiu no ano de 2014, em Minas Gerais. Sua identificação está associada à metáfora do Trem: psicólogos do mundo todo são a locomotiva da Campanha que, em sua integralidade e por seu caráter multidisciplinar e transdisciplinar, também possui inúmeros vagões a constituí-la com a participação da sociedade como um todo, bem como de profissionais que auxiliem e enriqueçam as potencialidades inerentes ao contexto da Saúde Mental e Emocional das instituições e indivíduos.

Saiba mais em: http://janeirobranco.com.br/projeto-janeiro-branco/

Deixe um comentário

Busca no Site

Top 10 Notícias

Newsletter

[wysija_form id="1"]