A Escola de Samba Unidos do Alvorada, realizou na manhã deste sábado (06/07), a abertura da Copa Alvorada de Futsal, nas categorias Sub-07, Sub-09, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Pelo menos 200 crianças, acompanhadas de familiares, participaram da cerimônia, que teve início com um reforçado café da manhã, na quadra da escola, no Prosamim Alvorada, zona centro-oeste de Manaus.
A Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) apoiou a iniciativa, com arbitragem e alguns materiais. “É maravilhoso ver a criançada reunida assim para a prática esportiva. Esperam a semana inteira por isso. É um lindo trabalho que a Unidos do Alvorada faz com as crianças e vamos dar apoio a esse tipo de inciativa sempre”, garante o secretário da Sejel, Caio André de Oliveira.
Ao todo, 40 equipes irão disputar a competição, que chega com mais força nesta 7ª edição da Copa Alvorada de Futsal. São 36 times masculinos e quatro femininos. Por se tratar de um evento de longa duração, as finais deverão ser realizadas no mês de novembro.
“Nosso pensamento é criar na criançada o bom hábito de praticar e prestigiar esportes. A Escola de Samba, Unidos do Alvorada, pelo menos na nossa gestão, vai sempre dar prioridade às crianças”, diz o presidente Joacy Castelo, conhecido como Jacaré.
O trabalho da escola de samba com esportes já completou 12 anos, período em que muitos atletas foram revelados, mas que para o dirigente serviu principalmente para melhorar a comunidade alvoradense. “Nosso projeto social esportivo da Unidos do Alvorada tenta disciplinar os jovens e adolescentes do bairro Alvorada, tirando-os da ociosidade e do caminho das drogas. Ao ocupar o tempo deles com coisas sadias, estamos com certeza ajudando”, enfatizou Jacaré.
Alimentação – Além do futsal, a quadra da Escola de Samba Unidos do Alvorada abriga outras atividades, como o reforço escolar e, em breve, iniciação musical, começando sempre nos sábados pela manhã, quando todas as crianças e adolescentes, antes de qualquer atividade, usufruem de um café da manhã reforçado . “Todos que vem agradecem pelo café da manhã. Fazemos questão de oferecer aos jovens uma alimentação boa e balanceada. Muitos esperam a semana inteira por esse café”, brinca Jacaré.
Apesar da falta de recursos financeiros, o Grêmio Recreativo Unidos do Alvorada pretende, a exemplo de outros projetos de sucesso, aproveitar o espaço físico privilegiado, que é a quadra, para implementar diversas atividades, de forma a atender não apenas as crianças da comunidade, mas as mães e até o público masculino adulto, com cursos profissionalizantes de rápida duração. “Nosso sonho é conseguir fazer a escola funcionar todos os dias da semana, todos os meses, o ano inteiro, prestando serviços à comunidade alvoradense. É difícil, mas vamos conseguir”, finalizou Jacaré.
FOTOS: NAILSON CASTRO/SEJEL