• Home
  • Com dois ouros, duas pratas e um bronze, Amazonas encerra participação na etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude

Com dois ouros, duas pratas e um bronze, Amazonas encerra participação na etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude

Dois ouros, duas pratas e um bronze. Este foi o saldo das equipes amazonenses na segunda etapa, denominada Regional Verde, dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), realizados de 11 a 15 de setembro, em Palmas, no Tocantins. Com o resultado, a delegação, que contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) e de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc-AM), garantiu quatro vagas na fase nacional da competição, a ser disputada entre os dias 16 e 30 de novembro, em Blumenau, Santa Catarina.

O evento contou com a participação dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Roraima e Rondônia, além do Distrito Federal, totalizando 1.295 participantes inscritos, entre atletas, técnicos e oficiais. Ao todo, foram realizados 233 jogos, em 16 torneios, nos quatro dias de competição, distribuídos em 12 quadras esportivas. As equipes competiram nas modalidades basquete, handebol, futsal e voleibol, nas categorias Infantil (12 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos), masculino e feminino.

Para o titular da Sejel, Caio André de Oliveira, o desempenho das equipes foi satisfatório. “Quero parabenizar todos os atletas que participaram dos Jogos Escolares nesta etapa. Todos os dias novos talentos são descobertos, e os JEJs são uma prova de que todo o investimento no esporte de base vale a pena. Parabéns também aos técnicos, aos pais dos atletas e a todos os profissionais que fazem parte dessa conquista”.

Resultados – No futsal, a equipe infantil masculina do Centro Educacional Recanto da Criança fez o dever de casa e garantiu o título regional, por um placar de 4 a 2, sobre o CEF 1 Riacho Fundo 2, do Distrito Federal. Ouro também para o vôlei infantil masculino da Escola Estadual Reinaldo Thompson, que venceu por 2 sets a 1 o Centro Educacional Maria Auxiliadora (Cema), do Mato Grosso.

Já o time de handebol infantil masculino da Escola Municipal Agenor Smith, de Coari (município distante 363 quilômetros de Manaus), travou um duelo acirrado com a equipe do Colégio Fernando Pessoa, do Pará, e após um jogo intenso, o placar terminou em 27 a 25, ficando com o segundo lugar. Da mesma forma, o handebol juvenil masculino da Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima, de Parintins (a 372 quilômetros da capital), ficou com a prata ao ser derrotado pela Escola Estadual 13 de Maio, do Mato Grosso, por 39 a 20.

O basquete infantil masculino do La Salle também garantiu um lugar no pódio e venceu o IBR, de Roraima, por 30 a 26, ficando com o bronze. Com estes resultados, os campeões e vices garantiram um passaporte para a etapa nacional dos JEJ.

Conquista inédita – Para o técnico da equipe de futsal infantil masculino do Centro Educacional Recanto da Criança, Itamar Oliveira, a conquista teve um sabor especial. “Já tínhamos um vice-campeonato na categoria juvenil masculino, em uma competição realizada em Brasília. Com o infantil foi a primeira vez que nós conseguimos esse feito para o Amazonas e para a nossa instituição”, explicou ele.

Com apenas 13 anos e artilheiro da competição com oito gols, Alex Dominique de Oliveira falou com emoção da participação nos JEJ. O atleta cursa o 8º ano do Centro Educacional Recanto da Criança. “Foi uma experiência muito boa, com times bons, que treinaram para chegar até aqui. Felizmente conseguimos mostrar nosso futebol e sair com a vitória. Agora, vamos continuar treinando e mantendo o foco, para sairmos campeões em Blumenau”, destacou.

Participação – No Regional Verde, o Amazonas participou com 139 atletas de oito equipes de unidades da rede estadual de ensino, sendo quatro de Manaus – Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João Braga, Escola Estadual Raimundo Gomes Nogueira, Escola Estadual Reinaldo Thompson e Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) VII – Eliana Freitas de Moraes – e quatro dos municípios de Parintins, Barcelos e Humaitá.

Também fizeram parte da delegação seis equipes de escolas particulares de Manaus. Ao todo, a delegação amazonense totalizou 160 integrantes, com atletas, técnicos, fisioterapeuta, entre outros profissionais.

FOTOS: Mauro Neto/Sejel

Deixe uma resposta

Busca no Site

Top 10 Notícias

Newsletter