O Campeonato Brasileiro de Luta Livre Submission chega a Manaus pela terceira vez neste domingo (06/05), a partir das 9h, na Arena Amadeu Teixeira, localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul da capital, e contará com a participação de 800 atletas. A competição é realizada pela Fasub e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado e Juventudo, Esporte e Lazer (Sejel). Os competidores da modalidade estão se preparando dia e noite para os duelos, que prometem tirar o fôlego do público presente.
De acordo com o presidente da Federação Amazonense de Submission e Luta Livre Esportiva (Fasub), Antônio Aleixo, o campeonato reunirá atletas de todas as idades e categorias. “Teremos competidores de vários Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, entre outros. As expectativas para o evento são as melhores possíveis, principalmente por conta deste ser um esporte que, cada dia mais, tem reunido um grande número de praticantes. Para julho, quando será realizado o Campeonato Mundial da modalidade, esperamos a participação de outros países e Estados brasileiros”, afirmou.
Devido ao grande número de pedidos, as inscrições para participar do evento foram prorrogadas até ontem (30/04).
Talento – Em busca de seu terceiro título brasileiro, o faixa preta de jiu-jítsu e luta livre Luiz Henrique, 37, da equipe L.H., não tem medido esforços para alcançar seu objetivo e alcançar mais este título para o seu currículo esportivo. “Estou bastante ansioso, mas me sinto preparado para as batalhas que vierem. Lutar em casa é algo maravilhoso e vencer então, nem se fala. Meus treinamentos estão sendo bem intensos e espero conquistar essa vitória por minha academia e por meu Estado”, disse.
Luiz Henrique, que é da classe Sênior 1, categoria Pluma, e já ganhou por três vezes o oscar de melhor atleta do ano pela Fasub, já traz na bagagem bastantes títulos, como o de campeão da Copa Norte Nordeste de Submission e campeão Amazonense de Submission, ambos por três vezes cada, campeão da Copa Carlos Brunocilla de Luta Livre Esportiva por quatro vezes, e ainda o título de campeão Mundial de Luta Livre Esportiva pela Confederação Brasileira da modalidade (CBLL).