Os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) já começaram e o Amazonas deu início à demarcação de território neste primeiro dia de competições. Ao todo, na terça-feira (14/11), foram três medalhas conquistadas pela equipe amazonense: uma de prata e duas de bronze, conquistados nas modalidades natação e tênis de mesa. Composta neste primeiro momento por 41 participantes, entre atletas e comissão, a competição será realizada no período de 12 a 25 de novembro, em Natal – RN.
Abrindo a contagem de medalhas para o Amazonas, o atleta Caio Arcos, de 14 anos, garantiu o terceiro lugar, pela natação, na prova de 100 metros costas. Aluno do Colégio Militar da Polícia Militar 4 – Áurea Pinheiro Braga, Caio conseguiu uma vaga na seleção brasileira este ano e representou o Brasil na Copa Pacífico 2018, que aconteceu em setembro, no Equador. Para ele, este bronze do JEJ lhe trouxe muita alegria. “Eu treino natação desde 2013 e venho me dedicando bastante. Consegui a medalha com o tempo de 1’05” (um minuto e cinco segundos), mas eu esperava fazer 1’03”, mas que bom que consegui medalhar. Ainda vou competir o revezamento medley e os 50 metros costas. Para essas provas, minha expectativa é diminuir meu tempo e, claro, conquistar mais medalhas”, disse.
De acordo com o oficial da delegação amazonense, Mike Moraes, Caio é um dos nomes que começa a escrever a história do Estado no evento, ao conquistar a primeira medalha da competição. “O JEJ inicia com as modalidades: ginástica rítmica, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e natação. Nosso atleta já marcou território e demos largada na contagem das conquistas do Amazonas. Nós temos atletas fortes, que irão brigar ao máximo para estar nos melhores lugares ao pódio e não tenho dúvidas de que teremos muitas conquistas até o fim do evento”, destacou.
Os jogos, que são realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), reúnem em 2018, pela primeira vez em uma mesma edição, os atletas de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos na mesma fase nacional. Este ano, o JEJ é o maior já registrado, com 5.038 atletas dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, representando, então, 2.153 entidades educacionais. A etapa nacional, que segue até o dia 25 deste mês, terá 14 modalidades em disputa, dentre elas basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.
Experiência – Na mesma prova, quem faturou a segunda medalha do dia foi a experiente nadadora, Elysa Maia, de 17 anos, que ficou com o bronze nos 100 metros costas. Formanda do Ensino Médio no Centro Educacional La Salle, esta é a quinta vez que a atleta participa da competição. Em 2017, ela conquistou um bronze e uma prata nos jogos. “Esta é a minha quinta participação no JEJ. Fiz um tempo de 1’07”02 nos 100 metros. Essa não foi minha melhor marca, pois na hora da saída eu escorreguei e isso atrapalhou um pouco, mas eu consigo um tempo melhor e esse é meu foco. Ainda farei a prova dos 50 metros costas e acredito que possamos ter um bom resultado”, afirmou.
Mais medalhas pra conta – Fechando o primeiro dia de competições, o Amazonas garantiu a segunda colocação no tênis de mesa por equipes. A equipe, composta pelos atletas André Murchie, de 16 anos, Felipe Ikeda, de 14 anos, ambos do Centro Educacional Adalberto Valle, e por Davi Souza, de 13 anos, do Centro Educacional La Salle, deu show na competição e chegou à final vencendo os times de Piauí e Sergipe. Por três sets a um, os amazonenses conquistaram a prata.
Abertura – A cerimônia de abertura do JEJ foi realizada na noite desta segunda-feira (12/11), no ginásio do Complexo Educacional Henrique Castriciano, em Natal (RN). O evento contou com a participação da delegação amazonense e de todos os demais Estados brasileiros, juntamente com o Distrito Federal.
FOTOS: MAURO NETO/SEJEL e DIVULGAÇÃO